sexta-feira, 3 de setembro de 2010

estilista : Gabrielle Coco Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel, nasceu em 1883, era de uma família podre.
Com a morte precoce da sua mãe, ela foi deixada em um internato pelo pai. Aos 18 anos Chanel saiu do internato (onde aprendeu a costurar). Alguns anos depois enquanto cantava ‘ em um café’ , conheceu Etienne Balsan, um rico comerciante de tecidos, que lhe apelidou de Coco, por causa da múscia "Qui qu'a vu Coco dans l'Trocadéro ? ‘ que ela sempre costumava cantar.
Pouco tempo depois Coco, foi morar com ele, passou a conhecer a alta sociedade parisiense, e a perceber o quanto as mulheres eram tratadas como objeto.

Essa era a época em que as mulheres eram ‘torturadas’ pelos espartilhos, onde eles praticamante esmagavam suas costulas, para afinar-lhes as cinturas. O que Coco era totalmente contra, ela dizia que :

O conforto possui formas. O amor cores. Uma saia é feita para se cruzar as pernas e uma manga para se cruzar os braços.”

Com isso Coco começou a se impor e a criar seu próprio estilo, geralmente inspirada nos trajes masculinos. Ela fazia suas próprias roupas, de acordo com suas necessidades. Seu talento era explicito. Muitas amigas de Balsan da alta sociedade começou a admirar seus chapéus e a procurava para encomendar os delas.

Em 1910 Coco conheceu o milionário Arthur Boyle, que foi sua grande paixão e quem lhe ajudou a montar sua primeira loja de chapéus. Boyle era casado, mas mesmo assim Coco teve um caso com ele. Ela dizia que tinha nascido para ser amante!
Depois da morte de Boyle em um acidente, Coco montou sua primeira casa de costura. Suas roupas vestiram atrizes de Hollywood e ditou moda em todo o mundo





Em 1921 criou o perfume nº 5, o mais vendido no mundo. Que a deixou milionária



Durante a segunda guerra mundial Coco fechou suas portas, depois reabriu. Se envolveu com um oficial alemão. No final da guerra os franceses deixaram de frenquentar sua casa, devido ter julgado seu romance como um ‘ romance mal ‘ (quase lady gaga, haha) e devido a isso Coco teve dificuldades financeiras e se mudou da frança. Começou a vender suas roupas em outros cantos. E foi morar na Suiça.

A admiração da ex primeira dama norte-americana Jackie Kennedy por Coco, fez com que ela começasse a aparecer nas revistas de moda, com a criação dos seus tailleurs. Depois disso ela voltou para a França.


Gabrielle Coco Chanel, morreu em 1971.

Coco Chanel, foi a revolucionaria da moda na década de 20. Criadora do pretinho básico, da calça feminina, do colar de pérolas , do corte de cabelo até hoje conhecido como Chanel ( o corte reto, de franja reta), do sapato bicolor, da gola de marinheiro, bolsa de matelassê com corrente dourada., tailler, do perfume nº 5 ( tido como mais vendido no mundo) e 17. Itens clássicos e eternos.
Sua marca ainda hoje é a mais influente no concorrente mundo da moda

Coco sempre fora uma mulher forte, e até dura. Sempre muito a frente do seu tempo. Independente e cheia de personalidade. com certeza foi a maior criadora de moda de todos os tempos.






"Eu criei um estilo para um mundo inteiro.Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda." Coco

_____________________________


Ela é a minha preferida, desde que eu assisti seu filme (Coco avant Chanel, maravilhoso!) me apaixonei por ela e por sua história, sem contar que o primeiro nome dela é lindo né gente? haha

Interrompi a linha que eu vinha seguindo das tendências primavera/verão 2011, mas ainda vou fazer alguns postêrs, são tantas as tendências né?!

Beijos e bom feriado, espero ter tempo pra passar por aqui esses dias :*






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...