domingo, 4 de novembro de 2012

David Bowie influenciando o mundo da moda

Conheci essa "criatura" aos 13 anos, quando minha tia me colocou para assistir "Eu, Christiane F. 13 anos, drogada e prostituida", sabe como é, ela queria dar exemplos, deu certo! O filme é ótimo, mas não é dele que vou falar hoje e sim de David Bowie, que fez participação nesse filme como o ídolo de Christiane, onde até lançou um álbum em 1981 para o filme, o titulo em alemão  Wir Kinder vom Bahnhof Zoo, significa "Nós, crianças de Zoo Station", referindo-se à estação de trem em Berlim-Alemanha, que dentre as músicas está Heroes, a minha preferida de sempre!


David Bowie, nome artístico de David Robert Jones, o músico, ator e produtor musical mais influente dos últimos tempos, conhecido como Camaleão do Rock, por sempre renovar sua imagem, nasceu em  8 de janeiro de 1947 em Londres e hoje aos 65 anos ainda inspira a música e também A MODA, aliás não tem como não associar ele com a moda, seu estilo único e extravagante sempre lançou tendências.


Famoso, além da sua música, também por seus personagens excêntricos que ele criava e incorporava nos palcos, sendo um dos mais marcante (principalmente em se tratando de moda) o personagem Ziggy Stardust um extraterrestre andrógeno, que em 1971 fez com que Bowie se tornasse símbolo da geração glam rock. Ele abusava da maquiagem, brilhos, cílios postiços, saltos altos, maxi acessórios, calças flare, plataformas enormes e macacões superjustos. O “fim” de Ziggy Stardust em 1973 não foi o término de sua “carreira” como trendsetter, pois no mesmo ano Bowie se reinventa lançando “Aladdin Sane”, o raio no rosto do cantor virou outro ícone da cultura ocidental, copiado por músicos e editores de moda.




Já na fase mais conservadora, a de Thin White Duke, (Duque Magro e Branco em português) associada principalmente ao seu álbum Station to Station, de 1976,  Bowie mostrou toda a sua capacidade de vestir alfaiataria e elementos mais conservadores, como coletes, calças e camisas de alfaiataria ganhando cores e personalidade que até hoje são adotadas por Bowie, onde é sinônimo de elegância com um visual mais discreto.



Bowie tem uma característica física bem marcante que é ter um olho de cada cor, isso ocorreu em uma briga com um colega quando estudava, dando ainda mais ênfase a sua personalidade camaleônica, outras características marcantes de Bowie, foi seu cabelo vermelho, que fez a cabeça da rebeldia jovem da época e o corte de cabelo mullet (é desse tipo de corte de cabelo que veio a moda mullet nas roupas, gente!).






Mais algumas influências de Bowie no mundo da moda.










Uma das coisas que eu mais amei/amo na junção de Bowie/Moda, foi ver Kate Moss encarnando o cantor na Revista VOGUE Francesa e Britância, respectivamente. Adoro ela!







As estilistas Carô Gold e Pitty Taliani (da griffe Amapô) também se inspiraram na obra de Bowie com seu alter-ego Ziggy Stardust, utilizando muito metalizado, ombreiras inspiradas nos anos 80, make colorida e até raios, para figurinos do espetáculo do grupo Silenciosas + GT'Aime;






Em 1992, David Bowie casou-se com a modelo Iman Abdulmajid, com quem vive até hoje e tem uma filha. Ao longo de sua carreira, o cantor lançou mais de 20 álbuns e ano que vem ele será o tema principal de uma nova exposição do museu londrino “Victoria and Albert”. A mostra repassará sua “inovadora e influente” carreira através de mais de 300 objetos do músico, entre trajes, fotos e instrumentos.
Intitulada “David Bowie Is”, a exposição, que ficará em cartaz de 23 de março até 28 de julho de 2013, resgatará os seus diferentes processos criativos.

Sem dúvida David Bowie mudou o mundo da música e também o da moda, será eternizado por sua voz, seu estilo e sua personalidade indescritível.

                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...