Depois da guerra, que destruiu não só cidades inteiras, mas também a feminilidade da mulher européia, que se viram obrigadas a trocar vestidos por uniformes. Christian Dior em seu desfile de estréia em 14 de fevereiro de 1947, trouxe de volta a auto-estima e a elegância dessas mulheres e recuperou o glamour e a reputação da alta costura parisiense, abalada na guerra.
O desfile de estréia foi impactante e representou a maior revolução na história da moda, que definiu o estilo dos anos 50 em todo o mundo. A sua coleção foi batizada pela jornalista de moda Carmel Snow de : NEW LOOK. O new look trazia saias amplas na altura dos tornozelos, ombros naturais e cinturas muito marcadas, que se tornou a febre do momento. O maior look do new look foi o tailleur bar:
Modelo que era composto por um casaquinho acinturado de seda bege e saia plissada preta, sapatos de bico fino, luvas e chapéu . O look fez tanto sucesso que 50 anos depois foi lançado uma edição comemorativa da boneca Barbie vestido o modelo e em 2007 no aniversário do sexagenário do new look, a Maison promoveu desfiles especiais e uma exposição no museu Victtoria & Albert, em Londres, reunindo peças de todas as épocas de Dior.
‘ Saimos de uma época de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados com ombros de boxeador. Eu desenhava mulheres-flores, de ombros suaves, bustos exuberantes, cinturas finas como hastes e saias largas como corolas. ‘ Christian Dior
Um comentário:
Muito boa as postagens,
além de saber o que está em alta, apredemos sobre a moda. parabéns amor
Postar um comentário